A maior certificadora no segmento saúde da América Latina.
A maior certificadora no segmento saúde da América Latina.
Conteúdo Exclusivo
 
 
Artigos
SÍNDROME PÓS-HOSPITALIZAÇÃO

Uma nova visão sobre o problema da vulnerabilidade do paciente pós alta hospitalar foi identificado por Krumholz que descreveu uma nova

entidade clínica denominada Síndrome de pós-hospitalização.

 

Autores: Prof. Dr. Evandro Tinoco Mesquita e Prof. Dr. Antonio  José Lagoeiro Jorge.
PORQUE A INOVAÇÃO NA SAÚDE É TÃO DIFÍCIL

Regina E. Herzlinger

Harvard Business Review

FROM THE MAY 2006 ISSUE

 

Resumo: Cuidados em saúde, na maioria dos outros países, está doente e precisa de ajuda. O tratamento médico tem feito avanços surpreendentes ao longo dos anos. 

Mas a entrega de tratamento são muitas vezes ineficiente, ineficaz e não amigável ao consumidor.

 

 
O DESEMPENHO DO SISTEMA DE SAÚDE AMERICANO COMPARADO INTERNACIONALMENTE

MIRROR, MIRROR ON THE WALL

 

 

Karen Davis, Kristof Stremikis, David Squires, and Cathy Schoen, June 2014

 

 

 

RESUMO

 

O sistema de saúde dos Estados Unidos é o mais caro do mundo, mas em análise comparativa mostra fraco desempenho em relação a outros países na maioria das dimensões da segurança e qualidade.

 

Entre as 11 nações estudado neste  relatório a Austrália, Canadá, França, Alemanha, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Suíça, Reino

 

Unido, os EUA ocupa a última posição, como aconteceu nas edições anteriores do Mirror.
TAXONOMIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE

Essa profusão de definições tem várias origens. Entre elas a compreensão

dos profissionais de saúde, em geral, e dos médicos, em particular,

sobre o que é erro no cuidado à saúde. A definição de erro para o

médico é influenciada pelas consequências desse no paciente.

 

Walter Mendes
FAZENDO E IMPLANTANDO PROGRESSOS NA SEGURANÇA DO PACIENTE

O campo da segurança do paciente está amadurecendo de maneira muito rápida e coletivamente percebe-se uma significativa quantidade de esforço neste campo. No entanto, a evidência que este esforço melhorou os resultados dos pacientes é ainda limitada.


ORIENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA AMERICAN HEART ASSOCIATION PARA O TRATAMENTO PRECOCE DE PACIENTES COM AVC ISQUÊMICO AGUDO

Os autores apresentam um panorama das evidências atuais e recomendações para a avaliação e tratamento de adultos com acidente vascular cerebral isquêmico agudo. Estas diretrizes substituem as orientações anteriores de 2007 e 2009.

 

 




Manual de Rotinas para Atenção ao AVC do Ministério da Saúde - 2013
As doenças cerebrovasculares estão no segundo lugar no topo de doenças que mais acometem vítimas com óbitos no mundo, perdendo a posição apenas para as doenças cardiovasculares. As pesquisas indicam que esta posição tende a se manter até o ano de 2030. Aqui você verá as rotinas definidas pelo MS para esta urgência. 
Reflexões teórico-metodológicas para uma abordagem multidimensional da avaliação de qualidade em saúde
Apesar do crescente interesse dos últimos anos, o conceito de qualidade representa um desafio para a maioria dos atores que operam na arena da saúde. Apoiando-se em uma revisão da literatura internacional, este trabalho propõe-se contribuir para o delineamento de uma proposta de avaliação da qualidade coerente com a complexidade conceitual.
Reprocessamento em endoscopia digestiva
O reprocessamento adequado dos endoscópios flexíveis e dos respetivos acessórios é parte essencial do programa de segurança e de garantia da qualidade em endoscopia digestiva. 

Guideline para a gestão da dor, agitação e delirium em pacientes adultos em Unidade de Terapia Intensiva
Essas diretrizes fornecem um roteiro para o desenvolvimento de protocolos integrados, baseados em evidências e centrados no paciente para a prevenção e tratamento da dor, agitação e delírio em pacientes criticamente enfermos. (Crit Care Med 2013; 41:263-306)
Medindo resistência em organizações prestadoras de cuidados de saúde
Prestadores de cuidados de saúde oferecem um ambiente ideal para estudar a eficácia do comportamento resiliente. A noção de uma organização resiliente é um conceito emergente de compreender e lidar com o ritmo moderno da mudança e estresse no trabalho. Resiliência é a capacidade de um indivíduo ou organização para rapidamente criar e implementar comportamentos adaptativos positivos combinados com a situação imediata, com o mínimo de estrese.
Estresse pós-traumático após cuidados intensivos
Descrição de uma série de experiências de pacientes que passaram por cuidados intensivos relacionadas ao stress apresentado. 

Escore de risco para pacientes internados para Racionalização da Farmácia Clínica
O objetivo da presente pesquisa foi construir uma ferramenta para classificar os pacientes de acordo com a droga risco terapia, de modo a racionalizar o uso dos recursos farmacêuticos clínicos em hospitais.
Prever o futuro de AVC nos Estados Unidos - A Declaração de política da American Heart Association e American Stroke Association
O AVC é a principal causa de incapacidade, déficit cognitivo, e de morte nos Estados Unidos e é responsável por 1,7% das despesas de saúde. Porque a população está envelhecendo e o risco de acidente vascular cerebral mais do que duplica em cada década sucessiva após a idade de 55 anos, estes custos estão previstos para subir drasticamente. O objetivo deste trabalho foi projetar custos anuais futuro dos cuidados para o curso 2012-2030 e discutir possíveis estratégias de redução destes custos.
Indicadores de Segurança do Paciente como ferramenta estatística
Este artigo apresenta os resultados decorrentes da aplicação de uma ferramenta estatística conhecida como o Indicador de Segurança do Paciente (PSI).Estes indicadores servem como sinalizadores para eventos sentinelas,  em vez de fornecer medidas definitivas de qualidade do atendimento, segundo o AHRQ (EUA). 
A Saúde em 2015: “Ganha-Ganha” ou “Todos Perdem”?
A saúde está em crise. Ainda que isso não seja novidade para muitos países, nós acreditamos que a diferença agora é que o caminho trilhado por muitos sistemas de saúde ao redor do mundo se tornará insustentável até 2015.
Alcançar melhorias através de Governança Clínica
Um relatório de progresso sobre a implementação pelo NHS.
A Utilização de Indicadores Clínicos
Estudo tem por objetivo avaliar a produção científica publicada, para verificar como vem sedo realizada a avaliação da qualidade da assistência a saúde.
Erro em foco
Como entender o erro, aprender com ele e se recuperar do Tobo.
Melhorar a qualidade de vida dos pacientes em Terapia Intensiva
O Intensive Care Foundation tem como objetivo salvar vidas, o financiamento da investigação de novos tratamentos para todos os pacientes criticamente enfermos. Somos o braço do Intensive Care Society  para todos os profissionais de cuidados intensivos e uma instituição de pesquisa registrada no Reino Unido.
Tratamento Endovascular de AVC isquêmico agudo - ainda não comprovada
A maioria dos acidentes vasculares cerebrais isquêmicos são provocados por uma oclusão embólica ou trombótica de uma artéria intracraniana. Os objetivos imediatos do tratamento de AVC agudo são a recanalização da artéria obstruída e reperfusão da região cerebral isquêmica.
Terapia Endovascular após intravenosa t-PA contra o t-PA após o AVC
A terapia endovascular é cada vez mais utilizado após a administração intravenosa de ativador do plasminogênio tecidual (t-PA) para pacientes com AVC isquêmico agudo de moderada a grave, mas se uma abordagem combinada é mais eficaz do que a intravenosa t-PA sozinho é incerto.
O que é Governança Clínica
Governação clínica é um poderoso e abrangente mecanismo para garantir  elevados padrões de cuidados clínicos e garantir que estes serviços sejam melhorados continuamente.
Atuação estratégica da área de gestão de pessoas em organizações de saúde: um estudo à luz da percepção dos profissionais da área
Atualmente, há uma discussão sobre a necessidade de mudança do papel das pessoas nas organizações, especialmente por parte dos profissionais de gestão de pessoas
Interdisciplinaridade e integralidade no ensino em saúde
A interdisciplinaridade está presente nas propostas curriculares e como intenção da Universidade, mas acontece fundamentalmente por iniciativas individuais. 
Multipatologia - O raciocínio clínico e a tomada de decisão: aquisição da competência
O artigo centra-se num fluxograma de raciocínio clínico e tomada de decisão nesta área de incerteza.
Erros de medicação. Quem foi?
Quando o erro ocorre, a tendência é escondê-lo, perdendo-se oportunidade importante de aprendizado.
Cultura e Gestão da Segurança no Trabalho
O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo desenvolver um modelo para identificar o estágio de maturidade da cultura de segurança de uma organização.
MÉDICOS RESIDENTES PASSAM POUCO TEMPO NA CABECEIRA DO PACIENTE
Segundo estudos, médicos residentes gastam apenas 12% do seu tempo examinando e conversando com os pacientes, e mais de 40% de seu tempo atrás de um computador.
Disseminação dos conhecimentos técnicos dos fatores humanos na área da saúde: desembaraçar os nós entre pessoas e sistemas
Fatores humanos (HF) é um termo muito envolvido na prestação de cuidados de saúde, apesar de uma década atrás a maioria nunca tinha ouvido falar do conceito.
A QUEM INTERESSA A CERTIFICAÇÃO DE APLICAÇÕES MÓVEIS DE SAÚDE?
O mundo das aplicações móveis (ou Mobile Apps) vai transformar a saúde nos próximos anos. Estima-se que cerca de 30% dos usuários de smartphones são propensos a usar aplicativos de wellness  (bem-estar) em 2015, enquanto o smartphone  e o tablet estão se tornando os desenvolvimentos tecnológicos mais populares para os médicos desde a invenção do estetoscópio.
 
INDICADORES PROSPECTIVOS DEFINIDOS PARA MELHORAR A SEGURANÇA E A QUALIDADE DOS CUIDADOS DE PACIENTES CRÍTICOS: UM RELATÓRIO DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE SEGURANÇA E QUALIDADE DA SOCIEDADE EUROPEIA DE MEDICINA INTENSIVA (ESICM)
Objetivo era definir um conjunto de indicadores que poderiam ser utilizados para melhorar a qualidade em medicina intensiva.

RESULTADOS: Um total de 111 indicadores de qualidade foram inicialmente encontrados, e estes foram consolidadas em 102 itens separados. Depois de cinco rodadas distintas de debate, estes indicadores foram reduzidos a um subconjunto de nove que todos tinham maior
90% de concordância a partir do grupo nominal. Este documento contém nove indicadores, os quais têm um alto nível de concordância consensual  internacional, que poderia ser usado para melhorar a qualidade na prática de cuidados intensivos de rotina.
OS MUNDOS SEPARADOS DA MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS E DA MEDICINA CENTRADA NO PACIENTE
Assistência médica moderna é influenciada por dois paradigmas: "medicina baseada em evidências" e "medicina centrada no paciente". Na última década, os dois paradigmas rapidamente ganharam popularidade e agora ambos afetam o processo de decisão clínica e a prática diária dos médicos.
DESENVOLVIMENTO DE ESCORE DE RISCO PARA PACIENTES HOSPITALIZADOS PARA RACIONALIZAÇÃO DA FARMÁCIA CLÍNICA EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE
O objetivo da presente pesquisa foi construir uma ferramenta para classificar os pacientes de acordo com o risco quimioterápico, de forma a racionalizar o uso de recursos farmacêuticos clínicos em ambientes hospitalares. 
LESÃO TÉRMICA COMPLICADA APÓS EXAME DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
A ressonância magnética (RM) é geralmente considerada um procedimento seguro. Contraindicações incluem a presença de objetos estranhos dentro ou sobre o corpo, que podem estar sujeitos  a ondas eletromagnéticas associadas ao sistema MR. 
A maioria destes objetos são bem conhecidos e são rotineiramente  rastreados  antes do procedimento. Os autores relatam  um evento adverso incomum, que parece ter sido causado por uma combinação única de fatores envolvendo uma pulseira de identificação. Segundo os autores este é o primeiro relato de uma queimadura térmico eléctrica grave com a necessidade de intervenção cirúrgica.
HEALTHCARE'S DIGITAL FUTURE
 Autores: Stefan Biesdorf e Florian Niedermann
McKinsey & Company

Rua Nelson Gama de Oliveira, 311 - 10° andar
CEP 05734-150 - São Paulo/SP - Brasil
+55 (11) 3772-2098 - 3772-2478

Facebook

Busca no site

Receba nossas Newsletters

Nome
E-mail

Conheça nossos parceiros: PBSP | CPSI | IHI | ISQua | AHESP | FBH | ONA | ACI | SBHCI | ANAHP

Última atualização realizada em 22/06/2017 às 14:24:00.