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Acreditação Nacional ONA » Metodologia

Conheça a Metodologia Brasileira de Acreditação: ONA - Organização Nacional da Acreditação

Este método se firmou na última década como um meio de implantação da gestão da qualidade e  de monitorização da melhoria contínua, sendo que a sua crescente popularidade, tem resultado na conscientização da importância de uma ferramenta para garantia da sustentabilidade do sistema.

A Acreditação, portanto, é um instrumento de aferição da gestão da qualidade, de caráter externo (por terceira parte), o qual confere ao comprador de serviços (planos de saúde) e aos clientes/pacientes a confiança de estabelecer negócio com uma instituição de saúde, que apresenta concordância com padrões determinados de segurança e qualidade no atendimento ao paciente.

A metodologia da ONA tem como referência os Padrões do Manual Brasileiro de Acreditação - ONA . A adesão à metodologia é sempre voluntária. Os serviços com padrões definidos para acreditação são : Hospitais, Laboratórios, Serviços de Imagem,  Serviços de Hemoterapia,  Serviços de Diálise, Ambulatórios, Pronto Atendimentos,  Programas de Saúde e Prevenção de Riscos entre  outros. E também há padrões para qualificação de serviços específicos, destinado aos serviços de lavanderia, esterilização, farmácia de manipulação. 

O IQG é uma  instituição credenciada para avaliação e acreditação na metodologia ONA. Sua equipe de avaliadores multidisciplinar é altamente capacitada para orientar adequadamente durante todo o processo para a obtenção do certificado.

Metodologia de Avaliação

Avaliação é uma metodologia cientifica,  procura compreender o negócio, os seus fatores críticos, numa perspectiva de contribuir para a melhoria da eficiência e eficácia da organização, promovendo a reflexão, com abertura, flexibilidade, independência e rigor.

O avaliador se assume como um instrumento de gestão a serviço do seu cliente, o  qual é o ator principal, compreendendo as suas necessidades e expectativas. O avaliador interpreta as exigências normativas, integrando-as no negócio avaliado, na concorrência do seu cliente, na sua cultura, nas suas necessidades e expectativas e nas Boas Práticas de Gestão.

Os avaliadores IQG são capacitados  através de cursos de formação e educação continuada.  Além de sua formação teórica, nenhum outro avaliador tem tantas oportunidades de aprendizagem prática quanto os avaliadores do IQG.  Isto porque o IQG é líder brasileiro na implantação e certificação da Acreditação ONA, com o maior número de certificações no Brasil e atuando em todos os estados, o que resulta em vantagens competitivas para os clientes.

 

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Última atualização realizada em 22/06/2017 às 14:24:00.