Cursos IQG

O IQG já capacitou mais de 80 mil profissionais de saúde em Gestão da Qualidade e Segurança do paciente no Brasil. Veja como aprimorar seus conhecimentos e se tornar um profissional especializado no assunto.

Formação de Avaliadores

Métodos de melhoria da qualidade e avaliações periódicas são fundamentais para manter a integridade de nossos programas de acreditação. A equipe de avaliadores é parte integrante do processo de acreditação. Por isso, o IQG desenvolveu um processo criterioso e contínuo de capacitação, avaliação e atualização de avaliadores.

 

Próxima Turma

Programa de Capacitação para Avaliadores – Sorocaba
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE E ACREDITAÇÃO
DATA: 27 e 28 de Outubro de 2017

Profissionais: inscreva-se Aqui

 

Objetivos

Desenvolver a capacidade de “avaliação” por práticas reflexivas, orientada para ação, através da investigação em equipe.

Estrutura

Estruturado em pesquisas e trabalhos científicos internacionais sobre avaliação de serviços de saúde, conhecimentos práticos e avanços na teoria da avaliação.

Base Programática

  • Teoria da Avaliação de Serviços de Saúde
  • Avaliação em Sistemas Adaptativos Complexos
  • Perspectivas Internacionais para Avaliação de Padrões de Qualidade
  • Perspectivas Internacionais para Avaliação de Segurança do Paciente
  • Avaliação Focada
  • Ciência da Melhoria
  • Dimensões de Qualidade
  • Governança Clínica
  • Padrões de Segurança

Conteúdo Programático

  • Gestão de Conhecimento
  • Gestão da Clínica
  • Gestão da Condição de Saúde Protocolos Clínicos
  • Gestão da informação
  • Gestão da Mudança
  • Métodos de Avaliação
  • Métodos de Acompanhamento de Resultados e Melhorias
  • Indicadores de Segurança do Paciente
  • Projeto de Formação do Avaliador IQG

Investimento

R$ 2.000,00
(dois mil reais)

Forma de Pagamento

Boleto – à vista
Cartão de crédito(parcelado em até 10x)

Informações

11 3772-2098  |  staff@iqg.com.br

Local

Auditório do Hospital Oftalmológico de Sorocaba
Rua Nabeck Shiroma, 210
Sorocaba – SP

Pós-Graduação

O IQG e o Centro Universitário SENAC criaram o curso de Pós-graduação lato sensu – Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, para formar profissionais cada vez mais especializados para o mercado. O curso estimula a reflexão e o desenvolvimento de competências profissionais da área, permitindo ao aluno simular situações reais da rotina de trabalho. Para isso, serão propostos exercícios práticos, estudo de casos, diálogos, trabalhos em grupo, debates, fóruns, entre outras atividades.

 

Próxima Turma

Pós-Graduação
Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente
Próxima turma ainda não está prevista

 

Objetivos

Especializar profissionais para atuarem na gestão da qualidade e segurança do paciente, por meio da elaboração de planos táticos e operacionais de melhorias da qualidade, da orientação ao uso das ferramentas específicas – favorecendo o mapeamento de processos e riscos e a análise de indicadores – e do acompanhamento e implementação dos processos de qualificação e acreditação em saúde.

 

Área de atuação

O profissional especialista formado nesse curso pode atuar na área de gestão da qualidade e segurança do paciente em diversos serviços de saúde – tais como hospitais, clínicas, unidades de atenção à saúde, serviços de imagem, laboratórios, home care e bancos de sangue.

 

Panorama de mercado

Com a incorporação de tecnologias e procedimentos nas práticas terapêuticas e diagnósticas, a gestão da qualidade torna-se uma necessidade primordial do negócio. Eliminar desperdícios e garantir melhores resultados a custos aceitáveis é o desafio de todas as organizações de saúde que, por sua vez, estão cada vez mais preocupadas com o valor das melhores práticas que levam à acreditação por selos de certificação nacionais e internacionais, além do reconhecimento por partes interessadas ou compradores de serviços.

 

Atualmente, as organizações de serviços em saúde necessitam de profissionais preparados para prestar assessoria nos processos de melhoria contínua da qualidade e de segurança do paciente, seja participando da elaboração de planejamentos estratégicos que incorporem ferramentas de gestão específicas e monitorando ações institucionais que promovam a qualidade e segurança dos pacientes, seja atuando no controle de documentos operacionais e assistenciais das organizações ou, ainda acompanhando os processos de qualificação e acreditação em saúde por meio da disseminação de requisitos de padronização da práticas.

 

Pré-requisito e Público-alvo

Portadores de diploma de graduação.

Obs.: Não são aceitos certificados de cursos sequenciais.

Profissionais graduados da área de saúde e/ou de gestão, tais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, administradores e contadores, que tenham interesse em atuar ou se especializar na área de gestão da qualidade e segurança do paciente.

 

Veja o Programa do Curso e inscreva-se aqui