O que é acreditação em saúde

A acreditação assegura à sociedade que o bem-estar do paciente é prioridade máxima para uma Instituição de saúde, e que foram tomadas todas as medidas necessárias.

Os programas de acreditação do IQG ajudam Instituições de saúde de todo o país a demonstrar um forte compromisso com a segurança do paciente, padronizar a qualidade dos serviços, manter a responsabilidade fiscal, promover serviços aos pacientes e ainda  colaborar com outros líderes de cuidados de saúde.

Uma Instituição acreditada pelo IQG deve obedecer ao mais rigoroso conjunto de normas aplicáveis ​​ e disponíveis no país e no mundo.  Este estabelecimento deve passar por uma rigorosa avaliação da equipe de especialistas do IQG. Após a visita dos avaliadores, a instituição recebe um prazo para corrigir quaisquer deficiências e apresentar provas que tais correções foram concluídas. A avaliação é por sua vez submetida à comissão de acreditação para ser aprovada, quando então um novo certificado de acreditação é concedido e deve ser colocado em local de fácil visualização.

Cada instituição é reavaliada periodicamente e deve atender a todas as normas de acreditação.