Quem somos e o que podemos fazer pela sua organização?

Nossa missão é muito clara, assim como nosso jeito de trabalhar e ajudar nossos clientes. Existimos para Disseminar os conceitos da Gestão da Qualidade no Brasil e na América Latina, sempre orientados pelo compromisso com a manutenção da competitividade e sustentabilidade das Instituições Prestadoras de Serviços de Saúde.

Os valores que permeiam nossa prática são: ética, isenção, respeito à cultura do cliente, responsabilidade junto à comunidade, transparência, inovação, pioneirismo, equidade e valorização do capital humano.  Pautados nesses valores assumimos o compromisso de promover a Cultura de Segurança do Paciente e a busca contínua pela Excelência junto às instituições de saúde que ingressam em qualquer um de nossos Programas.

Conheça aqui nosso portfólio e saiba como podemos ajudar a alavancar a estratégia da sua organização!

Programa de Acreditação Nacional

O IQG é a maior instituição acreditadora credenciada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo responsável pelo diagnóstico e certificação de mais de 400 organizações de saúde no Brasil. A fim de incentivar a busca pela melhoria continua, nos comprometemos a aplicar a avaliação de forma construtiva, sempre agregando valor aos nossos clientes e promovendo uma assistência segura para a comunidade.

A metodologia ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na Segurança do Paciente. Tem como instrumento base de sua metodologia o Manual Brasileiro de Acreditação, aplicado pelo IQG para avaliação de instituições de saúde que buscam utilizar o processo para aprimorar seus serviços e alcançar a excelência.

Níveis de Acreditação

A metodologia prevê a acreditação das instituições de saúde em um de três diferentes níveis, a depender do grau de maturidade de cultura de segurança do paciente em que se encontram. Ao longo do programa, as organizações são incentivadas a estruturar barreiras básicas de segurança, mapear seus processos, identificar perigos, analisar causas de incidentes de segurança do paciente e propor ações de melhoria, além de definir e analisar resultados esperados. Tudo isso com o objetivo primário de criar mecanismos de prevenção para garantir a segurança assistencial.

Nível 1 – Acreditado

A avaliação tem como foco principal a segurança do paciente.  Para alcançar este nível as organizações devem ter políticas bem definidas que resguardem todo o processo assistencial, incluindo estrutura física, pessoas, informação e recursos, entre outros. É o primeiro estágio para a implementação de uma cultura de qualidade e segurança, pautado na estruturação dos processos organizacionais. 

Válido por 2 anos.

Nível 2 – Acreditado Pleno

Além de atender aos requisitos de segurança a organização deverá utilizar a gestão integrada dos processos para garantir a continuidade da assistência. O foco da avaliação passa a ser o desenho de toda a cadeia de valor, o fluxo do paciente, o gerenciamento dos acordos entre as áreas e a definição e o monitoramento de resultados organizacionais e assistenciais.

Válido por 2 anos.

Nível 3 – Acreditado com Excelência

Além de atender aos requisitos dos níveis 1 e 2, a instituição de saúde deve demonstrar uma gestão de excelência, ou seja, utilizar informações para a tomada de decisão e para aprimoramento de seus serviços. Serão acreditadas em nível 3 as organizações que demonstrarem maturidade da cultura de segurança, transparência e busca constante pela melhoria da qualidade assistencial.

Válido por 3 anos.

O que todos ganham com isso?

O Programa de Acreditação Nacional promove desde a implantação da cultura de qualidade e segurança até a excelência em gestão dentro das organizações de saúde. Ao longo do processo são inúmeros os benefícios para instituições, profissionais e pacientes, tais como:

  • Uso da gestão da qualidade como ferramenta permanente de aprimoramento institucional
  • Eficiência e efetividade no atendimento
  • Otimização de recursos humanos, financeiros e tecnológicos
  • Aprimoramento contínuo do capital humano
  • Minimização de riscos para pacientes e colaboradores
  • Melhoria de resultados assistenciais e da experiência do paciente
  • Credibilidade perante o mercado, pacientes e fontes pagadoras.

Implantação do Processo de Acreditação


Programa de Acreditação Internacional

A parceria exclusiva do IQG com a HSO (Health Standards Organization – antiga Accreditation Canada International) abre caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais de excelência e inovação com oportunidades únicas de troca de expertise e de benchmarking.

Reputação e Experiência

A Accreditation Canada é reconhecida mundialmente, tendo mais de 50 anos de experiência em  acreditação no Canadá e no mundo. Através do IQG hoje oferece suporte contínuo no Brasil durante todo o processo de preparação para a certificação, fornecendo  apoio para a compreensão e implementação dos padrões e requisitos necessários. Através de um projeto alinhado às necessidades, ao contexto e ao momento de cada organização, trabalhamos em parceria com os clientes para o alcance sustentável do mais alto nível desta inovadora acreditação internacional – o Qmentum International.

A Metodologia Qmentum

A inovação da metodologia “QMentum International™ está na utilização de novas e inovadoras ferramentas que permitem a avaliação e reestruturação dos processos de trabalho. As avaliações são realizadas por equipes da mais alta qualificação e experiência, que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente e transformador para as organizações. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 50 países pelo mundo, incluindo América do Norte, Europa, Ásia e América Latina.

Benefícios da Acreditação Qmentum International™ em relação a outros Programas

  • Integração de normas e melhores práticas aprovadas e adotadas internacionalmente
  • Redução no potencial de ocorrência de incidentes de segurança do paciente
  • Acompanhamento dos indicadores de desempenho e resultado através de uma plataforma customizada
  • Orientação exclusiva de especialistas internacionais para a implementação da metodologia
  • Aprimoramento contínuo de padrões de excelência e de melhores práticas
  • Benchmarking global de ações inovadoras
  • Uso da Governança Clínica como princípio norteador
  • Visão voltada para a o cuidado centrado no paciente.

As Prioridades do Modelo

  • Governança Clínica
  • Times de Trabalho
  • A Transformação do Modelo Assistencial
  • Dimensões da Qualidade Qmentum
  • Práticas Organizacionais Obrigatórias (ROPs)

Passo-a-Passo
Programa de Acreditação

Programas de Certificação por Distinção

O IQG oferece programas exclusivos para a certificação de serviços ou linhas de cuidado específicas, desenvolvidos em parceria com as principais Sociedades Médicas nacionais e internacionais.

As Certificações por Distinção reconhecem a excelência na gestão de processos ou de protocolos clínicos dentro de organizações.

Certificações IQG

 

  • Serviços de Terapia Intensiva
  • Excelência na Prevenção de TEV
    (Tromboembolismo Venoso)
  • Excelência no
    tratamento do AVC
  • Serviços de Hemodinâmica e Cardiologia
    Intervencionista
  • Identificação e Tratamento da Sepse
  • Serviços de Urgência e Emergência
UTI
stroke-logo
hemodinamica
  • Higiene Hospitalar
higiene
  • Identificação e Tratamento Sepse
SEPSE (1)

Certificação por Distinção em Serviços de Terapia Intensiva

A Certificação por Distinção em Serviços de Terapia Intensiva elaborada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB e IQG – Health Services Accreditation tem um papel relevante para os Serviços de Terapia Intensiva. Trata-se de um programa consistente, que tem como objetivo principal garantir a constância dos cuidados de excelência aos pacientes em terapia intensiva.

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB homologa a distinção através deste programa, aos serviços ou instituições que passam por um rigoroso processo de revisão e avaliação focado na garantia de aplicabilidade dos padrões nacionais e internacionais de boas práticas validados.

Esta é uma oportunidade para os Serviços de Terapia Intensiva serem reconhecidos pelo seu compromisso com a excelência, inovação, e ainda com a qualidade, alta performance e exímios resultados.

 


Certificação por Excelência na Prevenção da TEV

A Certificação por distinção atesta a experiência, o conhecimento e a gestão da prática clínica para a prevenção das complicações do tromboembolismo venoso.  Este sistema foi desenvolvido a partir de programas de certificação internacionais, para reconhecer os serviços que implementam boas práticas em gestão de protocolos e que possuam o conhecimento e a habilidade para articular princípios e práticas especificamente definidos para esta certificação.

O objetivo é valorizar e reconhecer os esforços na garantia da segurança do paciente. Mais do que um diferencial, este programa tem como foco não só beneficiar e potencializar os serviços, mas também atentar para os profissionais envolvidos, que com este modelo podem avaliar suas qualificações técnicas na prestação dos cuidados ao paciente.

A participação neste programa dá acesso a um banco de dados com os resultados das instituições integrantes, o que possibilita o desenvolvimento de estratégias e metodologias conjuntas para a estratificação de riscos, proporcionando alta qualidade e segurança nos cuidados de prevenção.

 


Certificação por Distinção no Tratamento do AVC

A Certificação por Distinção no Tratamento do AVC, desenvolvida pela Accreditation Canada em parceria com a Canadian Stroke Network e Canadian Stroke Strategy Performance Measurement, reconhece as instituições de saúde que demonstram excelência clínica e um notável compromisso no campo do tratamento do AVC.

O Programa inclui padrões de excelência rigorosos e altamente especializados, indicadores e protocolos completos de desempenho.  Este programa inclui também uma visita de certificação à instituição feita por avaliadores especialistas canadenses e brasileiros com extensa experiência prática no tratamento do AVC.  Existem três conjuntos de padrões:  os que se referem ao tratamento do AVC agudo, os serviços de reabilitação pós-AVC para pacientes internados e os serviços integrados para o tratamento do AVC (estes para uso em um cenário regional).  O conjunto (ou conjuntos) de padrões utilizado para avaliar uma instituição é determinado pelo tipo de serviços que ela oferece.

A certificação de Excelência e Distinção é válida por um período de dois anos.  As instituições devem apresentar regularmente indicadores para manter a certificação.

A fim de se qualificarem para o programa, as instituições devem ser elegíveis através de critérios pré-estabelecidos pelo programa, e devem ter uma unidade ou programa dedicado ao tratamento do AVC, além de uma equipe especializada no cuidado desta patologia.

 


Certificação por Serviços de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

O IQG – Health Services Accreditation juntamente com a SBHCI – Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, estabeleceram parceria para definição de Selo de Qualidade e Distinção dos Serviços de Hemodinâmica.

O Selo de Certificação SBHCI / IQG avalia a segurança dos serviços, a qualidade da assistência e a melhoria dos processos. Nos Serviços de Hemodinâmica a serem certificados são avaliados:

Critérios Avaliados

  • Estrutura Organizacional
  • Estrutura de Atendimento
  • Estruturas de Apoio
  • Serviços de Apoio ao Diagnóstico
  • Aplicação de Recursos
  • Meio Ambiente
  • Desempenho e Resultados Assistenciais
  • Ensino e Pesquisa (exclusivo para os Centros de Formação)

Os serviços podem ser certificados em três níveis:

  • Selo Diamante

Focado na excelência do processo, monitorando os resultados, utilizando as melhores evidências científicas e demonstrando a estrutura de forma sistêmica.

  • Selo Platina

Enfatiza elementos de qualidade e segurança centrados no paciente e demonstra tomadas de decisões relacionadas aos resultados esperados.

  • Selo Ouro

Focado nos processos de estruturação da qualidade e segurança.


Certificação por Distinção dos Serviços de Higiene Hospitalar

O Programa de Certificação por Distinção dos Serviços de Higiene Hospitalar reconhece as organizações que demostram excelência em sua atividade bem como um notável compromisso com a qualidade dos seus procedimentos e processos.

Tal reconhecimento e certificação serão homologados  pela Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar – SBHH, uma vez que esta instituição tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços de hotelaria hospitalar oferecidos e praticados pelas Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde.

 

São avaliados nos Serviços de Higiene a serem certificados:

  • Estrutura Organizacional
  • Gestão de Suprimentos
  • Gestão de Pessoas
  • Biossegurança
  • Técnicas de Limpeza e Higienização
  • Gestão da Qualidade

 

Todo o serviço hospitalar tem o mesmo grau de importância em relação à segurança do paciente. Certifique o seu serviço de higiene hospitalar.

Padrões de Excelência

  • Implementação dos Protocolos
  • Diretrizes da Prática Clínica

 

Compromisso com a Excelência

  • Projetos de Excelência
  • Projetos e Iniciativas de Inovação

 

Enfoque interdisciplinar de Reabilitação

  • Fisioterapia respiratória e motora
  • Assistência Nutricional
  • Fonoaudiologia
  • Psicologia
  • Terapia Ocupacional
  • Assistência Social

Capacitação de pacientes e familiares

  • Programa de Informação Educativa
  • Plano de Alta Multiprofissional

 

Indicadores Obrigatórios

  • Monitoramento da qualidade com desfechos positivos
  • Limites mínimos pré-definidos

 

Escopo Global

  • Fase Hiperaguda
  • Fase Aguda
  • Reabilitação
  • Atenção integrada interdisciplinar

PBSP_2017

Programa Brasileiro de Segurança do Paciente

É uma iniciativa do IQG com o apoio de organizações mundiais, como o Institute of Healthcare Improvement (IHI), o Canadian Safety Patient Institute – CPSI, o Patient Safety Crosswalk e a Accreditation Canada.

O Programa reproduz no Brasil as conquistas já obtidas em outros programas internacionais, mas com um grande diferencial: tornar-se a única plataforma de banco de dados nacional (Núcleo Epidemiológico Integrado) sobre informações estruturadas de qualidade e segurança do paciente.

O objetivo central do Programa é promover uma rede de informações e comunicação entre os Hospitais Multiplicadores e Integrantes para troca de experiências, disseminação das melhores práticas, estruturação de protocolos baseados nas melhores práticas relacionados à qualidade e segurança do paciente e promover também  a capacitação das equipes multidisciplinares. Estas ações serão realizadas através de uma plataforma webservice que facilitará a comunicação em todo o território nacional e internacional, criando um canal de comunicação aberto com todos os integrantes.

Acesse o site do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente e saiba como participar.


Identificação e Tratamento Sepse

O Programa de Distinção no Tratamento da Sepse, desenvolvido em parceria com o Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS), reconhece as instituições de saúde que demonstram excelência clínica e notável compromisso com a detecção precoce e o tratamento da sepse, apresentando regularmente resultados adequados.

 

O programa está estruturado através de padrões de excelência para detecção precoce e o tratamento da sepse, protocolos obrigatórios e indicadores alinhados as recomendações da Campanha de Sobrevivência à Sepse.

 

Para alcançar a distinção por excelência, a instituição deverá passar por uma avaliação presencial com avaliadores especialistas.

 

A validade da certificação é de 2 anos e as instituições deverão apresentar neste período os indicadores pré-estabelecidos para manter o status da certificação.

 

Como critério de elegibilidade a programa, a instituição precisa ter uma linha de cuidado para a detecção precoce e o tratamento da sepse. O fluxo e as interações com os processos envolvidos devem garantir o cuidado integral e o resultado final esperado.

 

O IQG e o ILAS levam em consideração quatro fatores para conceder a certificação:

 

  • Existência de uma rede de serviços que suporte as ações necessárias;
  • Plano e projeto terapêutico adequados ao perfil de cada paciente;
  • Gerenciamento dos protocolos obrigatórios;
  • Compromisso com a melhoria e inovação.

 

O objetivo central do programa de cuidados clínicos em sepse é garantir a identificação precoce e oferecer cuidados de alta qualidade aos pacientes, em um ambiente humano, por meio de uma equipe multiprofissional integrada, com consequente redução das taxas de prevalência de morbidade e mortalidade.

 

A Certificação por Distinção no Tratamento da Sepse, garante a instituição a qualidade e competências técnicas exigidas pelo mercado. Ao cumprir com os requisitos do programa de certificação, os profissionais e a instituição demostram o compromisso e a habilidade para oferecer o nível mais alto possível de cuidado.

 

A certificação valoriza e reconhece os esforços para garantir a segurança do paciente. Mais que um diferencial, a certificação distingue os profissionais e a instituição pelo compromisso com a excelência dos serviços oferecidos.

 

Valide e certifique a sua linha de cuidado da sepse.


Programa Institucional de Capacitação e Desenvolvimento Profissional

Pensando na importância de apoiar as instituições de saúde brasileiras que sabem da importância de investir na atração, retenção e desenvolvimento de talentos, o IQG, com o apoio da Accreditation Canada, desenvolveu um programa exclusivo de treinamento. Esse programa visa o desenvolvimento profissional focado na capacitação para gestão de processos e da segurança nos moldes internacionais, ainda que totalmente adaptado para a realidade das Instituições de Saúde Latino Americanas.

 

O programa possui módulos que podem ser estudados em conjunto ou isoladamente. Confira a lista de cursos:


Programa de Assessoria em Modelo de Gestão

Solução para as Instituições de Saúde, que desejam realizar uma gestão bem controlada de seus negócios.

Pensando na realidade das muitas instituições de saúde brasileiras que precisam de apoio e orientação no processo de gestão dos seus negócios, utilizamos o know-how do IQG para desenvolver uma ferramenta de gestão que visa facilitar e otimizar a administração dos negócios. Sua utilização faz com que o gestor trace suas metas, objetivando melhorar o desempenho nos processos, como também um maior aproveitamento no tempo e recursos da empresa.

Definimos neste modelo de gestão, uma ferramenta dinâmica e interativa para estruturar e operacionalizar de maneira estratégica e tática. Este modelo inclui os dados organizacionais, a gestão das informações (estratégicas, gerenciais e operacionais), as pessoas envolvidas e a infraestrutura necessária. Isto para que a tomada de decisões, ações e respectivos processos das organizações seja mais clara e rápida.

O projeto exclusivo desenvolvido pelo IQG é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente da organização de saúde, estabelece o propósito e direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.

Objetivos

  • Identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas organizacionais
  • Direcionamento de foco para a missão definida
  • Criar um conjunto de capacidades junto aos processos, de forma articulada, produzindo serviços de saúde sustentáveis e alinhadas as intenções estratégicas
  • Transformar as intenções estratégicas em entregas de serviços de saúde para as partes interessadas
  • Criar no sistema, uma arquitetura de qualidade e segurança dos serviços
  • Ações e Decisões institucionais
  • Competências Estratégicas
  • Gerenciamento das rotinas diárias e específicas
  • Entrega de resultados definidos
  • Desenvolvimento de competências organizacionais e individuais

Objetivos

  • Identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas organizacionais
  • Direcionamento de foco para a missão definida
  • Criar um conjunto de capacidades junto aos processos, de forma articulada, produzindo serviços de saúde sustentáveis e alinhadas as intenções estratégicas
  • Transformar as intenções estratégicas em entregas de serviços de saúde para as partes interessadas
  • Criar no sistema, uma arquitetura de qualidade e segurança dos serviços
  • Ações e Decisões institucionais
  • Competências Estratégicas
  • Gerenciamento das rotinas diárias e específicas
  • Entrega de resultados definidos
  • Desenvolvimento de competências organizacionais e individuais